Acompanhe a Ação Solidária e fique por dentro de todas nossas iniciativas ;)

Home / Acontece / Conheça os cinco tipos mais comuns de câncer infantil e como identificá-los
16/nov/2017

Conheça os cinco tipos mais comuns de câncer infantil e como identificá-los

A primeira causa de morte em crianças menores de 15 anos são os acidentes. Em segundo lugar vem o câncer. O curioso é que a doença tem grandes chances de cura nos pequenos, mas, muitas vezes, faltam informações para identificar o problema.
Então, se a melhor forma de combater o câncer é a informação, aqui estão os cinco principais tipos de câncer infantojuvenil e seus sintomas, que vão ajudar na detecção da doença:

1. Leucemia Linfoide Aguda (LLA)

É o tipo mais comum, ocorre entre os 2 e 4 anos de idade, atingindo mais os meninos. A doença começa na medula óssea, espalha-se para o sangue até atingir os órgãos. Os sintomas são: dores nos ossos e articulações; fadiga; fraqueza; sangramento da gengiva e do nariz; febre; emagrecimento.

2. Tumores cerebrais ou do Sistema Nervoso Central (SNC)

Existem mais de 100 tipos de tumores do cérebro, classificados por graus, de acordo com sua velocidade de desenvolvimento. Quanto maior o grau, mais agressivo. Os principais sintomas são: dores de cabeça; tontura; perda de equilíbrio ou dificuldade para se equilibrar; problemas de audição, visão ou fala; vômitos frequentes; convulsões; sonolência.

3. Neuroblastoma

Desenvolve-se em crianças com menos de 5 anos de idade. A doença começa nas células nervosas, em várias partes do corpo (pescoço, tórax, abdômen, pélvis), sendo mais comum nos tecidos da glândula suprarrenal. Atinge mais meninos do que meninas, tendo como sintomas: dificuldade para se locomover; olheiras, pálpebras caídas ou olhos “esbugalhados”; dor no corpo; diarreia; pressão alta.

4. Tumor de Wilms

Atinge, geralmente, um dos rins, mas há casos em que ambos são afetados pelo tumor. Crianças de 4 a 5 anos estão mais propensas a esse tipo de câncer. Os sintomas não são graves e, por isso, o problema acaba sendo detectado apenas quando se percebe o volume abdominal ou em exames de rotina.Atenção para: inchaço ou caroço na barriga; febre; dor; náuseas; falta de apetite.

5. Linfoma

Linfoma é todo tipo de câncer que afeta o sistema linfático, uma vasta rede de vasos semelhantes às veias, chamados gânglios, que encontramos nas axilas, no pescoço, virilha, tórax e abdômen. Os linfomas são classificados em “Doença de Hodgkin” e “Linfoma não Hodgkin”. Os sintomas são: gânglios linfáticos inchados no pescoço, axilas ou virilhas (formando ínguas); perda de peso; febre; suores e fraqueza.
Se a criança apresentar um quadro que sugira um dos tipos de câncer citados, procure o médico, só ele pode dar o diagnóstico correto. E lembre-se: quanto mais cedo detectado e tratado, maiores as chances de cura.