Acompanhe a Ação Solidária e fique por dentro de todas nossas iniciativas ;)

Home / Acontece / Giba venceu a partida contra o câncer infantojuvenil
16/maio/2019

Giba venceu a partida contra o câncer infantojuvenil

Dentre os tipos de câncer que atingem crianças, a leucemia linfoide aguda (LLA) é o mais comum entre os pequenos de zero a cinco anos de idade. Em média, a cada dez casos diagnosticados, quatro são LLA.

Infelizmente, o problema não tem causa definida, sendo mais difícil a sua prevenção, como ocorre com outros tipos de câncer em adultos. Por isso, o diagnóstico precoce, aos primeiros sintomas é fundamental para o sucesso do tratamento. Hoje, 90% das crianças ficam curadas, uma excelente notícia!

Foi assim que aconteceu com um bebê de seis meses de idade, chamado Gilberto Amauri de Godoy Filho, mais conhecido como Giba, atleta e ex-jogador de vôlei da seleção brasileira.

Graças à rapidez com que a doença foi detectada, o pequeno Giba iniciou o tratamento e, um ano depois, já estava curado. Na adolescência já integrava a seleção infantojuvenil de vôlei, atuando em inúmeros campeonatos. Para se manter tranquilo, fazia exames de sangue periódicos.

Hoje, aos 42 anos, Giba, um dos maiores ídolos do voleibol nacional, nem parece que teve uma doença tão grave. Uma prova de que quanto antes o câncer é diagnosticado e o tratamento iniciado, maiores as chances de cura.

Sintomas

Por isso, fica atento aos sinais da LLA:

  • Palidez, cansaço e sonolência
  • Hematomas, manchas e sangramentos prolongados
  • Infecções constantes
  • Gânglios e baço aumentados
  • Dores de cabeça e vômito
  • Dores ósseas e nas juntas

Ao perceber qualquer um desses sintomas na criança, procure logo o médico, o especialista é o onco-hematologista.

É possível vencer essa partida contra o câncer, só é preciso jogar rápido.