Acompanhe a Ação Solidária e fique por dentro de todas nossas iniciativas ;)

Home / Acontece / Bebidas muito quentes aumentam risco de câncer na boca, língua e esôfago
29/out/2019

Bebidas muito quentes aumentam risco de câncer na boca, língua e esôfago

Fumar e consumir álcool são as principais causas de câncer na boca, língua e esôfago. Estudos indicam, porém, que bebidas muito quentes, acima de 65° também são vilãs. A maioria dos casos da doença ocorre em regiões onde o consumo de líquidos quentes é mais comum.

Nessa conta entra o câncer de esôfago como o sétimo mais comum entre os homens brasileiros, com incidência maior na região sul, devido ao consumo de chimarrão. Isso porque a bebida vai direto da cuia para o esôfago, órgão sem terminações nervosas em sua parte inicial, o que não causa sensação de dor ao ingerir o líquido quente.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) alerta que, para evitar riscos, o ideal é consumir bebidas com temperatura inferior a 60°C. Mas como saber que temperatura é essa?

Vamos lá: esquente a bebida e desligue o fogo quando iniciar a formação de bolhas gasosas no fundo da chaleira. Espere cinco minutos e, então, consuma. Se for colocar a bebida em uma garrafa térmica (ou mesmo na cuia do chimarrão), respeite a espera dos cinco minutos antes de levá-la a esses recipientes.