Acompanhe a Ação Solidária e fique por dentro de todas nossas iniciativas ;)

Home / Acontece / Nova pesquisa utiliza o próprio sistema imunológico no combate ao câncer
12/fev/2020

Nova pesquisa utiliza o próprio sistema imunológico no combate ao câncer

Cientistas da Universidade de Cardiff, no País de Gales, desenvolveram em laboratório um tratamento que destrói câncer de próstata, mama e pulmão, dentre outros tipos, utilizando as próprias defesas do nosso organismo.

A descoberta aconteceu quando os pesquisadores procuravam novas formas, não convencionais, de fazer com que o sistema imunológico ataque naturalmente tumores. Com isso, encontraram uma célula-T, também chamada de linfócito T, com um receptor que não só identifica células cancerosas, mas também as ataca, deixando livres as células saudáveis.

Em laboratório, o sucesso foi obtido com células cancerosas no pulmão, pele, sangue, cólon, mama, ossos, próstata, ovário, rim e coluna cervical.

Os cientistas pretendem extrair uma amostra de sangue do paciente em tratamento contra o câncer e dessa amostra retirar as células T, modificando-as geneticamente, ou seja, reprogramando para que sejam receptores capazes de identificar células cancerosas e automaticamente atacá-las.

A ideia é cultivar as células T modificadas em grandes quantidades em laboratório, para reinseri-las no paciente.

Por enquanto, os testes foram realizados apenas em animais e células em laboratório. O próximo passo é a aplicação em humanos, o que exige mais etapas de segurança e mais tempo de pesquisa. Porém, a comunidade médica está empolgada com o potencial da descoberta, mais um avanço no tratamento e cura de diversos tipos de câncer.