Se praticar exercícios físicos é uma recomendação à saúde, para quem está em tratamento contra o câncer virou uma prescrição.
É o que diz a nova diretriz médica da Escola Americana de Medicina Esportiva, produzida em parceria com a Sociedade Americana de Câncer e 15 instituições internacionais.
A recomendação aos pacientes é a prática de exercícios aeróbios, como caminhar, pedalar, nadar e dançar, por 30 minutos, três vezes por semana. Além disso, deve-se intercalar, em dois dias da semana, o levantamento de peso, com intensidade moderada e acompanhamento de especialista.
Mexa-se!
Segundo os pesquisadores, a atividade física pode mudar a trajetória do câncer em fase inicial. Estudos em laboratório com animais mostraram que o exercício conseguiu adiar ou até mesmo interromper o crescimento de alguns tumores.
Já com humanos, outra pesquisa concluiu que a atividade física, durante e depois do tratamento, aumenta as taxas de sobrevida, além de diminuir a ansiedade e/ou depressão que pode atingir os pacientes e combater o cansaço que a quimioterapia provoca no corpo.