Acompanhe a Ação Solidária e fique por dentro de todas nossas iniciativas ;)

Home / Acontece / 13 dicas para prevenir o câncer
11/out/2023

13 dicas para prevenir o câncer

A sexta-feira 13, para os supersticiosos, é dia de mau agouro.

Quando alguém recebe o diagnóstico de câncer, logo se pensa: “poxa, que azar”. A verdade é que não se trata de azar ou sorte, mas de questões genéticas, hereditárias e de hábitos. Para nadar contra a maré do mau agouro, nesta sexta-feira trazemos 13 dicas de prevenção a alguns tipos de câncer que contribuem para evitar o desenvolvimento da doença. Confira!

  1. Não fumar é regra básica para prevenir os cânceres de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe, esôfago e bexiga, dentre outros.
  2. Ter uma alimentação adequada e saudável, cujo ponto principal são os alimentos in natura ou minimamente processados. Deve-se evitar ao máximo os ultraprocessados, que levam em sua composição diversas substâncias químicas prejudiciais à saúde. Um cardápio saudável previne diversos tipos de câncer, como de pulmão, cólon, reto, estômago, boca, faringe e esôfago, além de outras doenças.
  3. Manter um peso saudável, ou seja, dentro do número ideal do índice de massa corporal (IMC). Ao escolhemos comer com mais qualidade, conforme citado na segunda dica, também estamos contribuindo para manter o peso e diminuir as chances do desenvolvimento de diversos tipos de câncer.
  4. Praticar atividade física regular promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado, contribuindo para a prevenção do câncer de intestino (cólon), endométrio (corpo do útero) e mama.
  5. Amamentar por dois anos ou mais protege a mulher contra o câncer de mama.
  6. Fazer o exame Papanicolau periodicamente – mulheres entre 25 e 64 anos – para prevenção do câncer do colo do útero.
  7. Tomar a vacina contra o HP, como adjuvante à prevenção do câncer de colo do útero.
  8. Vacinar contra a hepatite B. O câncer de fígado está relacionado à infecção causada pelo vírus dessa hepatite.
  9. Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas previne os cânceres de cavidade oral, faringe, laringe, esôfago, pâncreas, fígado, colorretal e mama. Associar o cigarro ao álcool aumenta ainda mais as chances de desenvolver a doença.
  10. Evitar comer carne processada, como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela e peito de peru, pois os conservantes utilizados na sua produção podem provocar câncer de intestino (cólon e reto). O mesmo ocorre ao consumir em excesso carnes vermelhas não ultraprocessadas.
  11. Evitar a exposição excessiva ao sol e em horários inadequados – entre 10 e 16 horas – para prevenir o câncer de pele.
  12. Evitar exposição a agentes cancerígenos no trabalho, que provocam câncer de pulmão, pele e bexiga, mesotelioma e leucemia.
  13. Fazer uma boa higiene bucal, escovando os dentes todos os dias após as refeições, contribui para diminuir as bactérias da boca, evitando infecções e prevenindo o câncer de boca, cabeça, pescoço e esófago.