Acompanhe a Ação Solidária e fique por dentro de todas nossas iniciativas ;)

Home / Acontece / Novembro Azul, mês da saúde do homem
02/nov/2023

Novembro Azul, mês da saúde do homem

Imagem de um punho fechado, no pulso um laço azul com um bigode, representando a luta contra oc âncer de próstata

A campanha Novembro Azul tem como objetivo divulgar informações sobre a saúde do homem.

Trata-se de uma parceria entre o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e o Ministério da Saúde, e tem como ponto principal instigar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer, em especial o de próstata, a segunda doença que mais mata homens no mundo.

No Brasil, a estimativa para o triênio 2023-2025 é de 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano.

Os principais fatores de risco são:

  • Idade, com incidência maior a partir dos 60 anos
  • Histórico familiar da doença em pai, irmãos, tios, antes dos 60 anos
  • Obesidade
  • Exposição a substâncias químicas na atividade laboral

O diagnóstico é feito por meio dos exames de antígeno prostático específico (PSA) e toque retal. O primeiro mede a proteína produzida pela próstata, disponível no sangue e no sêmen, que em níveis elevados indica alterações no órgão.

Já o toque retal tem como finalidade avaliar o tamanho, o volume, a textura e a forma da próstata.

A adoção de hábitos saudáveis, como prática regular de atividade física, alimentação baseada em produtos in natura (verduras, legumes, frutas, grãos etc.), não consumir bebidas alcoólicas e não fumar ajudam na prevenção de várias doenças, incluindo o câncer.

Manter o peso ideal também é fundamental, pois reduz o risco de câncer de próstata avançado.

Na maioria das vezes, a doença não apresenta sintomas em sua fase inicial, mas quando há, eles são: dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Em estágio avançado, o homem apresenta os sintomas acima, além de sangue no sêmen, disfunção erétil, dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos, fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

Por isso, a consulta preventiva deve ocorrer a partir dos 40 anos de idade, principalmente quando há histórico familiar da doença.

E, diante de qualquer sinal ou sintoma suspeito, deve-se procurar atendimento médico imediatamente. Quanto mais cedo a doença é descoberta, maiores são as chances de cura.