Acompanhe a Ação Solidária e fique por dentro de todas nossas iniciativas ;)

Home / Acontece / Câncer infantil: a cura está no diagnóstico precoce
13/mar/2024

Câncer infantil: a cura está no diagnóstico precoce

Ilustração com nove crianças, cada qual representando um sintoma dos tipos de câncer infantojuvenil. É a capa de um folheto produzido pelo Instituto Nacional de Câncer, com informações sobre os tipos mais comuns na infância e seus sintomas

No mundo, a cada três minutos uma criança morre de câncer, e a cada ano mais de 400 mil, com idades entre 0 e 19 anos, recebem esse diagnóstico.

No Brasil, o câncer infantojuvenil é líder no ranking de causas de mortes por doença.

Se em adultos ele pode ser rastreado e prevenido, nas crianças, comumente, isso não é possível, e, neste caso, é mais agressivo, com rápido desenvolvimento. Por outro lado, os pequenos respondem melhor ao tratamento, com 80% de chances de cura, quando diagnosticados precocemente e tratados de forma assertiva.

Por isso, é preciso ficar atento aos sintomas da doença, para que a criança e o adolescente sejam imediatamente encaminhados a um oncologista aos primeiros sinais.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) lançou um folheto com os principais tipos de câncer infantojuvenil e seus respectivos sintomas. Você pode consultar on-line ou fazer download: www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document/folder-cancer-de-crianca_0.pdf.

Acesse, baixe e compartilhe o arquivo. Quanto mais pessoas souberem dessas informações, mais crianças serão diagnosticadas rapidamente, o que faz toda a diferença para a cura da doença.