Acompanhe a Ação Solidária e fique por dentro de todas nossas iniciativas ;)

Home / Acontece / Mitos e verdades sobre leucemia
21/abr/2022

Mitos e verdades sobre leucemia

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2022 serão diagnosticados mais de 10 mil novos casos de leucemia no Brasil. Atualmente, a doença ocupa a 9ª posição nos tipos de câncer mais comuns em homens e a 11ª em mulheres.

Ainda existem dúvidas sobre a leucemia, por isso trouxemos alguns mitos e verdades, confira:

Crianças são muito suscetíveis à leucemia. Mito.
Apesar de ser o tipo de câncer mais comum em crianças, a maior incidência da leucemia é entre adultos. Quanto maior a idade, maior o risco de desenvolver a doença.

O tabagismo aumenta a predisposição para leucemia. Verdade.
Algumas das muitas substâncias tóxicas encontradas no cigarro aumentam a incidência da leucemia. E fumar durante a gravidez pode influenciar no desenvolvimento da doença no filho.

A alimentação não interfere no risco de leucemia. Verdade.
Não há estudos que associam a dieta ao risco de desenvolver leucemia. Porém, hábitos alimentares saudáveis são importantes para prevenir câncer no intestino, na mama e no abdômen.

Só quem tem contato com produtos químicos desenvolve leucemia. Mito.
A exposição a agrotóxicos, pesticidas e herbicidas pode ser um fator de risco à leucemia, porém, hereditariedade e tabagismo também predispõem à doença.

Febre é um dos sintomas de leucemia. Verdade.
Além da febre, também são sinais da doença: anemia, fraqueza, cansaço, sangramentos nasais e nas gengivas, manchas roxas e vermelhas na pele, gânglios inchados, sudorese noturna, infecções, dores nos ossos e nas articulações.

Leucemia tem cura. Verdade.
Hoje, todos os tipos dessa doença são tratáveis e, na maior parte das vezes, podem ser curados. Mas para isso é preciso identificar logo a doença.

Leve seu filho ao pediatra regularmente e não se esqueça de manter os seus próprios check-ups em dia. Quanto antes o câncer é diagnosticado, maior a sua chance de cura.