Desde 2017, ronda as redes sociais a falsa notícia de que um professor, Chen Huiren, do Hospital Geral da China, descobriu que tomar suco de coco quente cura todos os tipos de câncer.
Chen realmente existe, faz pesquisas na área do câncer, mas todas passam bem longe do coco, porque, apesar de ser uma fruta bastante gostosa, não combate o câncer.
Outra fake news que, vira e mexe, volta às redes sociais, troca o suco de coco por limonada quente. Neste caso, os pseudoestudiosos afirmam que limão e água aquecida tornam a bebida alcalina e isso libera uma substância que cura cistos e tumores. Mais uma vez, balela, porque não há nenhuma evidência cientificamente comprovada sobre seus benefícios.
O câncer e seus tratamentos são um dos assuntos mais “queridos” para a criação de notícias falsas. É difícil entender como alguém pode inventar uma falsa cura para algo tão sério, e muitas pessoas compartilharem, ajudando a propagar uma mentira.
O pior de tudo é gente com a doença que acredita e acaba abandonando o tratamento comprovado para fazer uso de uma terapia ineficaz, comprometendo seu estado de saúde.
Não acredite em tudo o que você lê. Antes de compartilhar uma notícia, dê uma busca pela internet para saber se é verdadeira ou um boato. Existem sites específicos para isso, como o https://www.boatos.org/.
Quando o assunto é câncer, ou a saúde no geral, é preciso desconfiar do santo se o milagre é grande. Pense: como um suco de coco quente, ou do que for, pode curar TODOS os tipos de câncer, se para cada tipo existe um tratamento específico? Por isso, ao receber um conteúdo milagroso ou suspeito, não compartilhe antes de checar a veracidade com seu médico e em sites realmente confiáveis. Não passe para frente uma notícia que pode prejudicar a saúde de alguém que precisa de um tratamento assertivo.