Acompanhe a Ação Solidária e fique por dentro de todas nossas iniciativas ;)

Home / Acontece / Alimentos que ajudam no tratamento do câncer infantil
19/out/2021

Alimentos que ajudam no tratamento do câncer infantil

Imagem de uma menina, com fundo rosa, apontando para o título da imagem

Se a alimentação da criança já é importante para o seu pleno desenvolvimento, quando ela é diagnosticada com câncer, passa a ter papel fundamental.

Porque, além de ter que suprir as necessidades do corpo para que a criança cresça de forma saudável, a alimentação também precisará fornecer energia para que ela consiga tolerar o tratamento.

Porém, a quimioterapia pode causar perda de apetite e enjoos, alterar o paladar, deixar a boca seca e provocar diarreia. Como, então, manter a alimentação saudável durante esse processo?

Infelizmente, não existe uma fórmula comum a todos. Primeiro, é preciso avaliar cada paciente e conhecer sua família, para sugerir uma alimentação que leve em conta a dinâmica alimentar das pessoas na casa e a melhor estratégia nutricional para o período do tratamento.

Poucos alimentos são excluídos durante o tratamento do câncer infantil, porém, é preciso consumir alguns com moderação, como frituras, salgadinhos e doces, por não conterem nutrientes, ao contrário, são ricos em corantes e conservantes que, em excesso, levam a reações adversas e à desnutrição.

Devido aos efeitos colaterais da quimioterapia (náusea, vômitos e diarreia), as crianças apresentam deficiência das vitaminas A, B, C e D e de elementos como zinco, selênio e ferro. Por isso, é importante estimular um cardápio rico em frutas, legumes, hortaliças, cereais, grãos, carnes magras e peixes, que, inclusive, garantem melhor resposta ao tratamento.

O que oferecer à criança?

Em primeiro lugar, é preciso manter a criança hidratada, porque isso amenizará diversos efeitos colaterais relacionados à alimentação. E quando falamos em hidratar, valem água e sucos, principalmente de laranja, limão, tangerina, acerola, abacaxi e maracujá, com um pouco de hortelã ou gengibre. A criança também pode consumir essas frutas em forma de geladinhos, picolés, frozen e iogurtes.

Para amenizar os enjoos, a pedida é o limão, em uma ou em todas as formas citadas acima. Além disso, ele é um ótimo tempero para a comida, basta pingar algumas gotas no prato da criança. Porém, se ela está com aftas ou feridas gastrointestinais, o consumo de limão é contraindicado.

Além do limão, é possível diminuir as náuseas provocadas pelo tratamento de outras maneiras:

  • Fracione mais a dieta, reduzindo o tamanho das porções
  • Evite que a criança fique muito tempo sem comer
  • Priorize alimentos mais secos, como torradas e biscoitos
  • Evite dar à criança muito líquido durante as refeições
  • Prefira alimentos com temperaturas mais frias/geladas (novamente, o exemplo dos picolés, sucos de frutas e geladinhos)
  • Evite alimentos muito doces, dê preferência aos cítricos, pois aumentam a salivação
  • Evite alimentos fritos e/ou gordurosos, porque exigem maior esforço para a digestão

Já para ajudar nas diarreias, o ideal é o consumo de arroz, batata, cenoura, chuchu, frango, banana-maçã, maçã sem casca, caju e goiaba.

Aqui, manter a criança hidratada também é muito importante, porém, ao fazer os sucos, utilize os que diminuem a diarreia, como caju, goiaba, maçã e limão. Faça uso também de isotônicos, chás, água de coco e soro caseiro.

Em caso de persistência ou piora da diarreia, procure logo a ajuda médica, evitando que a criança progrida para um quadro de desidratação.