Acompanhe a Ação Solidária e fique por dentro de todas nossas iniciativas ;)

Home / Acontece / Sintomas da leucemia podem ser confundidos com outras doenças benignas
19/maio/2022

Sintomas da leucemia podem ser confundidos com outras doenças benignas

Imagem de dois ursinhos de pelúcia numa cama, com termômetro indicando febre, como se estivesses doentes

A leucemia infantil é o câncer mais comum em crianças e adolescentes de 0 a 19 anos, e seus sintomas são muito parecidos com os de outras doenças benignas da idade.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), os casos de câncer infantil representam de 1% a 4% de todas as neoplasias malignas. Para cada ano do triênio 2020-2022, cerca de 8,4 mil crianças e adolescentes terão a doença, sendo a leucemia a mais comum.

Alguns sinais característicos da leucemia infantil são: palidez, cansaço e sonolência, hematomas, febre, infecções constantes, dores de cabeça e vômito, dor óssea e nas juntas, perda de peso sem causa aparente.

Alguns destes sintomas podem confundir a manifestação da leucemia com outras doenças, afinal, que criança não se machuca brincando e fica com hematomas no corpo? Ou que nunca teve virose e ficou com febre e vomitou? Ou que nunca reclamou de dor na perna, que é comum na fase de crescimento?

Por isso, é muito importante ficar atento às queixas das crianças e procurar o pediatra quando surgirem esses sintomas. O diagnóstico precoce é fundamental para a cura da leucemia.