Acompanhe a Ação Solidária e fique por dentro de todas nossas iniciativas ;)

Home / Acontece / Itaci, especialista no tratamento do câncer infantojuvenil
05/set/2023

Itaci, especialista no tratamento do câncer infantojuvenil

Imagem de uma criança sem cabelos, sorrindo, vestida com uma camiseta e por cima um casado em tom marrom, ao fundo um quarto de hospital, com cama, aparelhos de monitoramento, máscara de oxigênio

Há vários tipos de câncer, porém, alguns são mais comuns em crianças e adolescentes.

Conheça cada um deles:

1. Leucemia linfoide aguda (LLA) e leucemia mieloide aguda (LMA) são as mais comuns na infância, com origem na medula óssea, onde provocam acúmulo de células doentes que substituem as células sanguíneas normais.

2. Tumores do sistema nervoso central (TSNC) são a segunda malignidade e o tumor sólido mais comum na infância. A doença provoca crescimento de células anormais no cérebro.

3. Neuroblastoma, que atinge, principalmente, crianças menores de 10 anos, incluindo recém-nascidos e lactentes. A doença surge nas glândulas adrenais, na parte superior do rim, o que aumenta o tamanho do abdome.

4. Linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodgkin, que atingem o sistema linfático, a rede de proteção do nosso corpo no combate a doenças.

5. Tumor de Wilms, também conhecido como nefroblastoma, é o tumor renal mais comum na infância e pode acometer um ou ambos os rins.

6. Osteossarcoma, tumor maligno ósseo mais frequente na infância e na adolescência. Com prevalência nas pernas, causa dor local, alterações ósseas e na marcha.

7. Rabdomiossarcoma, um tumor maligno que ataca as células que desenvolvem os músculos estriados da musculatura esquelética. Pertence ao grupo de sarcomas de partes moles, sendo o tipo mais comum na infância.

8. Retinoblastoma tem origem nas células da retina, a parte do olho responsável pela visão. Pode afetar um ou ambos os olhos.

Dependendo do tipo do câncer, estágio e prognóstico, há várias formas de tratamento, dentre eles, cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Em todos os casos, o que fará grande diferença é o diagnóstico precoce, pois quanto antes o câncer é detectado, maior a chance de cura.

O Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci) é especialista nos oito tipos de câncer mais comuns em crianças e adolescentes. Seu trabalho cuidadoso e humanizado com as crianças e familiares tem 98% de aprovação.

Mas para continuar oferecendo esse serviço, precisa de ajuda. A Ação Solidária Contra o Câncer Infantil (ASCCI) arrecada doações para o Itaci, que podem ser feitas em dinheiro, alimentos para cesta básica e hipercalóricos, materiais para recreação ambulatorial e artigos para internação.

Saiba como você pode nos ajudar a ajudar o Itaci: https://acaosolidaria.org.br/tambem-quero-ajudar/.

Solidariedade, o combustível que nos une e nos move no combate ao câncer infantojuvenil.