Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 1.986/24, que determina o foco das campanhas nacionais e regionais sobre câncer infantojuvenil.
Se aprovado pelas comissões de Saúde, de Constituição e Justiça e de Cidadania, as campanhas deverão priorizar informações sobre os principais sinais e sintomas da doença em crianças e adolescentes, além de incluir programas de educação continuada aos profissionais que atendem esses pacientes, em especial na atenção primária à saúde.
A ideia é conscientizar cada vez mais pais, responsáveis e quem atua na área oncológica sobre a importância da detecção precoce da doença para o sucesso da cura.
Abaixo, destacamos os principais sinais do câncer infantojuvenil para que você fique atento. Mesmo não tendo filhos, provavelmente conhece outras crianças e pode ajudar os responsáveis a identificarem a doença:
No aparecimento de qualquer um desses sinais, é preciso procurar o médico imediatamente. Em caso de diagnóstico positivo, o tratamento deve ser rapidamente iniciado para aumentar as chances de cura que, hoje, são de mais de 80%.