Acompanhe a Ação Solidária e fique por dentro de todas nossas iniciativas ;)

Home / Acontece / Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil
19/nov/2024

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil

Imagem de um par de tênis all star infantil na cor rosa e de cano alto sobre ele um laço na cor amarela indicando o dia nacional de combate ao câncer infantojuvenil

O câncer é desenvolvido quando algumas células do corpo sofrem alterações genéticas e começam a crescer descontroladamente.

Na infância, leucemias (câncer da medula óssea), linfomas (câncer do sistema linfático) e tumores do sistema nervoso central são as ocorrências mais comuns.

Ao contrário da doença em adultos, que pode ser prevenida, nas crianças isso não é possível, porque ainda não se sabe a causa da maioria dos tipos de câncer infantil. Outras diferenças são a agressividade do tumor, que é maior na criança, e a velocidade com que se desenvolve, que é mais rápida nos pequenos.

No entanto, pacientes infantojuvenis respondem melhor ao tratamento, com chances de cura maiores, quando o câncer é diagnosticado e tratado precocemente.

Para isso, é preciso informação, um dos objetivos da campanha nacional de combate ao câncer infantil. Celebrado em 23 de novembro, o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil:

  • Estimula ações educativas sobre a doença em crianças e adolescentes
  • Promove eventos sobre as políticas públicas de atenção integral às crianças com câncer
  • Apoia atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil a crianças com a doença
  • Difunde os avanços no tratamento do câncer infantojuvenil
  • Apoia as crianças com a doença, bem como seus familiares

Participe da campanha, ajude a divulgar informações importantes sobre a doença em crianças e adolescentes, entre elas os sinais mais comuns:

  • Palidez, sangramentos, dores ósseas e infecções constantes podem indicar leucemia
  • Dor nos gânglios, suor noturno, febre, perda de peso sem explicação e cansaço extremo podem indicar linfoma
  • Dor de cabeça, vômito, alterações motoras e de comportamento, além de paralisia de nervos podem indicar câncer do sistema nervoso central

Ao notar algum desses sinais, é preciso levar a criança ao médico o quanto antes para o diagnóstico e tratamento corretos.