O Outubro Rosa 2025 veio com uma grande notícia para as mulheres.
Foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) um tratamento inovador para o câncer de mama: o trastuzumabe entansina, utilizado contra o tipo HER2-positivo, tumor que promove o crescimento excessivo de células cancerígenas e, por isso, é bastante agressivo.
O País receberá quatro lotes do medicamento. O primeiro chegou nesta segunda-feira, 13/10; os outros lotes têm previsão de entrega em dezembro de 2025, março e junho de 2026, garantindo atendimento a todas as mulheres tratadas no SUS – 1.144 delas ainda este ano.
Aumento na sobrevida
O trastuzumabe entansina veio para revolucionar a oncologia pública brasileira. Indicado a pacientes que já passaram pela quimioterapia inicial, mas ainda apresentam sinais da doença, ele reduz em até 50% o risco de morte.
O tratamento é caro. Cada ampola de 100 mg custa R$ 7,2 mil e a de 160 mg, R$ 11,6 mil (não, você não leu errado). Mas as negociações do Ministério da Saúde resultaram em uma economia de 50%, permitindo a compra de um número maior de frascos: 17,2 mil de cada dosagem.
Mais agilidade no tratamento
Em outubro deste ano será publicada uma portaria para permitir a compra descentralizada do trastuzumabe entansina e de outros medicamentos oferecidos pelo SUS para o câncer de mama. Dessa forma, estados e municípios poderão adquiri-los diretamente, com financiamento do governo federal, para facilitar o processo de compra e entrega e garantir mais agilidade às mulheres em tratamento nos serviços públicos especializados.
Importância do autocuidado
O Outubro Rosa ganhou mais cor com essa maravilhosa notícia. Mas não esqueça que o primeiro passo para a cura é o diagnóstico precoce, portanto, mantenha a consulta com o mastologista em dia e realize os exames solicitados. O SUS, inclusive, ampliou a faixa etária para a mamografia. Agora ela está disponível a partir dos 40 anos, mesmo que a mulher não apresente sintomas da doença.
A prevenção (ainda) é o melhor remédio. Mudanças no estilo de vida, com escolhas alimentares mais saudáveis, prática de atividade física regular e atenção aos sinais que o próprio corpo dá ajudam a reduzir as chances de desenvolver a doença. Portanto, cuide-se bem, nós queremos te ver com saúde.