Acompanhe a Ação Solidária e fique por dentro de todas nossas iniciativas ;)

Home / Acontece / Mitos e verdades sobre doação de sangue
23/mar/2022

Mitos e verdades sobre doação de sangue

Cercada de mitos, a doação de sangue ainda é vista como algo prejudicial ao doador. Para acabar com essa visão, trouxemos alguns mitos e verdades sobre esse gesto de amor.

Doar sangue causa fraqueza: MITO
O volume de sangue coletado se baseia no peso e altura do doador. Além disso, o organismo repõe todo o sangue em 24 horas, não causando qualquer problema ao doador.

Quem doa sangue uma vez tem que doar sempre: MITO
Uma vez que o sangue coletado é reposto rapidamente, não há qualquer problema em doar apenas uma vez na vida.

Doar sangue pode trazer doenças: MITO
Todo o material utilizado no procedimento é descartável e não há contato com o sangue de outra pessoa. Portanto, não representa qualquer risco de contaminação.

Mulheres não podem doar sangue se estiverem menstruadas: MITO
Na doação de sangue são coletados menos de 10% do total de volume sanguíneo, que não farão falta às funções metabólicas do doador. Além disso, a perda menstrual já é prevista pelo corpo da mulher, que se adapta para fazer a reposição necessária.

Quem fez tatuagem recentemente não pode doar sangue: VERDADE
Nem tatuagem nem maquiagem definitiva, há menos de 12 meses.

Quem teve dengue nunca mais pode doar sangue: MITO
Nosso organismo cria anticorpos que neutralizam o vírus. Mas é preciso esperar um mês entre a infecção e a doação e, no caso de dengue hemorrágica, seis meses.

Mas há doenças que impedem a doação: VERDADE
Segundo a Fundação Pró-Sangue, algumas doenças inviabilizam a doação por toda vida, como: malária, doença de chagas, qualquer tipo de câncer, teste positivo para HIV, hepatite após os dez anos de idade, transplantes de órgão ou medula, diabetes com complicações vasculares ou uso de insulina, problemas graves no pulmão, rins ou fígado.

Doar sangue engorda: MITO
Não engorda, mas também não emagrece, uma vez que o volume doado é reposto em até 24 horas.

Devo estar em jejum para doar sangue: MITO
Pelo contrário, o doador não pode estar em jejum, mas se a doação for feita após o almoço ou jantar, é preciso aguardar três horas antes de realizar o procedimento.

Só se pode doar sangue a cada seis meses: MITO
O Ministério da Saúde recomenda um intervalo entre as doações de 90 dias para mulheres e 60 para homens.

Existe um peso mínimo para doar sangue: VERDADE
É preciso pesar mais de 50 quilos.

A primeira doação de sangue precisa ser feita até os 60 anos: VERDADE
A faixa de aptos a doar sangue abrange pessoas de 16 a 69 anos. Porém, segundo a Fundação Pró-Sangue, o limite para a primeira doação é até 60 anos. Após isso, a pessoa fica inapta.

Mulheres grávidas ou amamentando não podem doar sangue: VERDADE.
Não é possível doar sangue durante a gravidez, pois pode gerar problemas à gestante e ao bebê, é preciso esperar três meses após o parto. Quem estiver amamentando, precisa esperar 12 meses após o parto.

Uma única doação de sangue pode ajudar a salvar mais de uma vida: VERDADE
Em geral, cerca de 450 ml de sangue doado podem ajudar a salvar até quatro vidas. Isso porque ele não é usado apenas para atendimentos de emergência e cirurgias. Os diferentes componentes do sangue possibilitam vários usos para diversos pacientes, como pessoas em tratamento oncológico, com distúrbio de coagulação, com hemofilia, com dengue hemorrágica, dentre outras.

Viu como há muitas fake news sobre doação de sangue? Agora que você sabe a verdade, que tal procurar o hemocentro mais próximo e arregaçar a manga? Doe sangue, doe vida!