Acompanhe a Ação Solidária e fique por dentro de todas nossas iniciativas ;)

Home / Acontece / Câncer infantojuvenil e cuidados no inverno
31/ago/2022

Câncer infantojuvenil e cuidados no inverno

Imagem de uma criança negra com gorro e casaco no inverno

No inverno e em dias mais frios, crianças em tratamento oncológico precisam redobrar os cuidados.

Isto porque alguns tratamentos, como a quimioterapia, causam baixa na imunidade, propiciando o aparecimento de infecções por vírus e bactérias. Como em dias frios a tendência é ficarmos em ambientes fechados e sem ventilação, há aumento na circulação desses germes.

Além disso, a pele perde sua hidratação e fica ressecada, devido ao tratamento e à falta de chuva que provoca a baixa umidade do ar.

Assim, para que o frio não cause tantos problemas a pacientes oncológicos, confira alguns cuidados:

1. Lavar as mãos, pois são grandes condutoras de vírus e bactérias. É preciso mantê-las sempre limpas, em especial ao sair de ambientes com grande circulação de pessoas. Além disso, sempre que o paciente passar por um ambiente onde tenha um lavabo, é aconselhável fazer a higienização.

2. Evitar contato com pessoas doentes, principalmente aquelas com febre, pois também favorece a transmissão de vírus e bactérias. Caso a pessoa doente more na mesma casa do paciente oncológico, este não deve compartilhar utensílios de cozinha, toalha e roupa de cama usados pelo enfermo.

3. Agasalhar-se bem com jaquetas, blusas, calças grossas, meias, luvas, cachecol e gorro. Também não é aconselhável o paciente pisar no chão descalço.

4. Manter a pele hidratada, já que tanto a quimioterapia quanto os dias frios provocam o seu ressecamento e a deixam mais vulnerável à ação de germes. Por isso é muito importante beber bastante água. Para utilizar cremes hidratantes, primeiro converse com o médico, pois produtos comuns contêm substâncias que podem agredir ainda mais a pele.