
Seu filho ou sua filha recebeu o diagnóstico que ninguém deseja: câncer. Se para nós é difícil, imagine para as crianças.
Nessa hora, muitas perguntas podem vir à mente dos pequenos, afinal, curiosidade é uma característica inata de toda criança.
Confira algumas perguntas que seu(sua) filho(a) pode fazer nesse momento e como você pode responder para ajudá-lo(a) a entender o que está acontecendo.
“Por que eu tenho câncer?”
Uma criança pode sentir que é culpa dela, que de alguma forma ele(a) causou a doença. Deixe claro que nem mesmo os médicos sabem exatamente o que causou o câncer, muito menos algo que você, seu filho, irmãos ou irmãs fizeram, disseram ou pensaram.
“Câncer é contagioso?”
Explique que ele(a) não “pegou” a doença de ninguém e tampouco vai transmiti-la a outras pessoas por meio do contato, continuará a conviver com a família e amigos.
“O que vai acontecer comigo?”
Explique à criança o tipo de câncer que ela tem, o tratamento que será realizado e os possíveis efeitos colaterais. Para deixá-la mais tranquila e preparada, faça um calendário com os dias das consultas médicas, tratamentos e exames.
“Eu vou ficar curado(a)?”
Se a criança conhece pessoas ou ouviu falar de pacientes que morreram da doença, o medo é mais evidente. Por isso, explique que o câncer é uma doença grave, mas que o tratamento poderá ajudá-la a ficar livre disso.